Comemorações do 93º aniversário do PCP na Alemanha

No passado dia 8 de março, o Organismo de Direção Nacional na Alemanha do PCP organizou as comemorações do 93º Aniversário do Partido, que se realizaram na Associação Portuguesa Sanjorgense (APS), em Dusseldorf.

Estas comemorações iniciaram-se com a realização, durante a tarde, de um colóquio sobre a “Situação política em Portugal e as Eleições para o Parlamento Europeu” que contou com a participação do camarada João Ramos, deputado do PCP na Assembleia da República, com responsabilidade de acompanhamento das questões da emigração.

Nesta iniciativa foi dado destaque à situação social e ao ajuste de contas que está a ser feito com as conquistas de Abril a pretexto do memorando de entendimento da troika. Não deixou de vir à discussão a necessidade de políticas alternativas na governação do país, como se destacou a importância de reforçar a presença de eleitos comunistas, como garante de afirmação dos interesses do nosso povo e do nosso país junto da União Europeia. União Europeia que tem especiais responsabilidades não só neste pacto de agressão que está a ser imposto ao país, como em todo o processo de destruição do aparelho produtivo nacional e de perda de autonomia e de soberania, que têm colocado o país cada vez mais refém de outros interesses que não os do povo, dos trabalhadores e da larga maioria da população.

À noite realizou-se um jantar que contou com intervenções políticas de um camarada representante do DKP (Partido Comunista Alemão) e a leitura de uma declaração alusiva ao Dia Internacional da Mulher, acompanhada por distribuição de flores. Na sua intervenção política o camarada João Ramos relembrou a importância do PCP na luta contra a ditadura, na construção da democracia e nas conquistas sociais que estão hoje a ser atacadas. Ressaltou que em muitos períodos difíceis da história do país o PCP fez sempre uma análise da realidade que veio a revelar-se acertada e apontou sempre de forma pioneira, muitas vezes só, as saídas e as soluções para os problemas que se enfrentavam. Relembrou ainda duas importantes tarefas que os comunistas têm pela frente de imediato: a batalha das eleições europeias onde é fundamental o reforço da CDU em votos e em número de deputados e para isso é necessário o empenhamento de todos; e a importância de comemorar os 40 anos do 25 de Abril, momento maior da história do nosso país, ainda mais numa época em que as suas conquistas estão sob forte ataque. O jantar, que se revelou um momento de fraterno convívio entre camaradas e amigos, culminou com a atuação Grupo de Cantares da APS.

Fotos do 93ª Aniversário do PCP na Emigração >>>