Comunistas portugueses em França preparam intervenção política e partidária para o próximo ano

111126 PB2402001 - O Organismo de Direcção Nacional do PCP em França (ODN) reuniu, no fim-de-semana passado, em Paris, para analisar a intervenção política e partidária da organização do Partido no corrente ano e perspectivar as grandes linhas de intervenção para o ano de 2014. Esteve presente na reunião Rosa Rabiais, membro do Comité Central.

2 - No quadro do agravamento geral da situação política, económica e social em Portugal e das políticas de austeridade que já se fazem sentir em França, o ODN apreciou positivamente o trabalho realizado e apontou como eixo central da sua intervenção, no próximo ano, uma maior ligação à comunidade e aos problemas que mais a afectam, nomeadamente dos emigrantes recém chegados, das condições do ensino do português, do funcionamento dos serviços consulares e do nível de vida dos seus trabalhadores.

3 - Solidários com as acções de indignação e protesto em Portugal, nomeadamente de 26 de Novembro, os comunistas decidiram associar-se a esta luta distribuindo um comunicado, à porta do Consulado de Paris e noutros locais públicos, em defesa da língua Portuguesa, denunciando os cortes no OE 2014 para o EPE, as más condições de ensino, o pagamento ilegal de propinas e apontando as propostas do PCP.

4 - O reforço orgânico permanente do Partido, vai ter um ponto alto com a preparação da 2ª Assembleia da Organização, a realizar no final do próximo ano.

5 - Assumem particular destaque na intervenção em 2014 as comemorações do 93º Aniversário do PCP, as comemorações unitárias do 40º Aniversário do 25 Abril, a preparação das eleições para o Parlamento Europeu, em 25 de Maio, e a mobilização para o voto na CDU, bem como a participação na Festa d’Humanité, em Setembro.

6 - Confiantes no papel determinante da luta dos trabalhadores e dos povos e da acção insubstituível do PCP para a transformação revolucionária da sociedade, o ODN do PCP em França apelou à participação militante de todos os comunistas na intensa actividade partidária e unitária do próximo ano.

O ODN do PCP em França

26 Novembro 2013