PCP nas festas de partidos irmãos

131004pcp_festas_partidos_irmaos00
131004pcp_festas_partidos_irmaos01
 Festa d’Humanité - França Festival de solidariedade ManiFiesta - Bélgica

O PCP fez-se representar por Rui Paixão, membro do Comité Central, na Festa do Partido Comunista de Espanha, que decorreu entre sexta-feira e domingo, de 20 a 22, na região de Madrid.

Durante os três dias, esteve patente uma exposição comemorativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que despertou grande interesse por parte dos visitantes e delegações estrangeiras.

No âmbito da Festa, em que foi distribuída uma edição especial do Avante!, Regina Marques, do Secretariado Executivo do MDM participou num debate sob o tema «Reconstruindo o Movimento Democrático de Mulheres (MDM): uma segunda fase», onde intervieram dirigentes do seu congénere espanhol.

O programa incluiu diversos debates, colóquios, apresentação de livros e de documentários, abordando quer a situação dos trabalhadores e dos povos de Espanha, mas também da Europa e da América Latina.

No mesmo fim-de-semana, sábado, 21, o PCP participou no festival de solidariedade ManiFiesta, a convite do Partido dos Trabalhadores da Bélgica (PTB).

Na iniciativa, organizada pelo semanário do PTB, Solidaire, e pela rede «Medicina para o Povo», o PCP apresentou uma exposição comemorativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que foi visitada por muitas centenas de pessoas.

Na festa do l’Humanité

Ainda no corrente mês, de 13 a 15, o PCP esteve representado com um stand próprio na Festa do l’Humanité, na qual participou Rosa Rabiais, membro do Comité Central do PCP.

O espaço, erguido por dezenas de militantes do Partido residentes em França, promoveu a cultura e a gastronomia portuguesas, dando destaque às propostas e às alternativas políticas do PCP, designadamente com a distribuição de uma edição especial do Avante!

O momento alto da participação portuguesa na Festa teve lugar no domingo, 15, na cidade do livro, onde decorreu um debate dedicado à edição em francês do livro a Álvaro Cunhal, «O Partido Com Paredes de Vidro» («Le Parti en Toute Transparence»), que contou com a participação de Manuel Rodrigues, membro do Comité Central do PCP, Miguel Queiroz, co-tradutor da obra, e da editora de cultura do l´Humanité, Marie José-Sirach.

No stand Portugal/Avante! esteve patente uma exposição comemorativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, enquanto na banca de livros sobressaía a fotobiografia do histórico dirigente do PCP, recentemente publicada.

O encerramento do stand foi marcado por uma intervenção sobre a situação política e socioeconómica em Portugal. No final, portugueses e franceses abraçaram-se para cantar a «Internacional» e a «Carvalhesa», renovando forças para o ano difícil que se avizinha.

Avante!

26 Setembro 2013