Apresentação pública do “Cercle Álvaro Cunhal” em França

130510_cercle_ac_00 Apresentação pública do "Cercle Álvaro Cunhal" em França

Na sessão de apresentação da Associação "Círculo Álvaro Cunhal", que decorreu no passado dia 10 Maio, na Casa de Portugal - Residência André de Gouveia, situada na Cidade Internacional Universitária de Paris, Raúl Lopes, militante do PCP e presidente da Associação, apresentou os seus objectivos que visam celebrar e homenagear o histórico ex-secretário-geral do Partido Comunista Português, não apenas como homem político, dirigente comunista e lutador pela liberdade e pela democracia em Portugal que foi, mas também como intelectual humanista multifacetado, criador artístico, escritor, ensaísta, novelista e artista plástico.

Uma exposição em 15 painéis traduzidos em francês, esteve presente na iniciativa dando a conhecer a portugueses e franceses a vida, o pensamento e luta de Álvaro Cunhal.

130510_cercle_ac_01O "Cercle Álvaro Cunhal", agregou mais de 60 pessoas de diferentes perspectivas políticas e ideológicas, militantes partidários e independentes, figuras destacadas da comunidade portuguesa em Paris e também franceses que se quiseram associar às Comemorações do Centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que decorrem durante todo o ano de 2013.

Estão já planeadas um conjunto de iniciativas nomeadamente na vila de Montreuil, onde Álvaro Cunhal viveu na mais rigorosa clandestinidade, sob um nome falso, bem como a apresentação pública da tradução francesa da obra de Álvaro Cunhal "O partido com paredes de vidro" e, em colaboração com associações, colectividades locais e universidades, a realização de exposições, colóquios, conferências, passagem de filmes sobre a vida e obra de Álvaro Cunhal, em toda a França.