Sobre o apoio a associações portuguesas na Alemanha

joao_ferreiraRecentemente o Deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, esteve na Alemanha para contactos com a comunidade portuguesa residente neste país onde teve oportunidade de constatar a importância das associações portuguesas na Alemanha. A Pergunta dirigida à Comissão Europeia surge na sequência da reunião com direcção da Federação das Associações de Portugueses na Alemanha (FAPA).

PERGUNTA À COMISSÃO EUROPEIA

Numa visita recente à Alemanha, durante a qual contactei com as comunidades portuguesas no país, pude constatar o importante papel que as associações portuguesas na Alemanha desempenham, em variados domínios, nomeadamente: na criação e fortalecimento de laços entre os membros da comunidade portuguesa; na promoção e facilitação da integração das comunidades imigrantes nas comunidades locais em que se inserem; na afirmação das tradições, usos, costumes e valores culturais próprios e, por essa via, na conservação e promoção da riqueza e diversidade culturais europeias, estimulando uma dimensão de interculturalidade que indiscutivelmente as acentua.

Numa reunião com a direcção da Federação das Associações de Portugueses na Alemanha (FAPA), foi-me manifestada por esta entidade a preocupação com a falta de apoio ao funcionamento das associações portuguesas, que compromete o seu desempenho nos domínios acima citados. Em especial, foi referida a necessidade de apoio em dois domínios prioritários:

- Na formação de dirigentes associativos, tornando-os mais aptos a lidar com a complexidade inerente às exigências legais e burocráticas associadas ao funcionamento das associações;

- Na promoção de reuniões e encontros pontuais e/ou regulares entre as várias associações portuguesas no país, tendo em vista a troca de experiências, a aprendizagem e o enriquecimento mútuos.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:

- Que tipo de apoios comunitários podem ser prestados a este tipo de associações, tendo em vista a resposta às necessidades acima referidas?