Listas da CDU pelos círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa entregues em Tribunal

20190817 rita rato cabeca lista europaA Direcção da Organização na Emigração do PCP comunica que foram hoje entregues no Tribunal as listas da CDU pelos círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa.

Tratam-se de listas cuja composição honra o património de intervenção e luta nas comunidades portuguesas, círculos onde a CDU, mesmo não tendo até agora eleito deputados, nunca deixou de ter uma intervenção activa pugnando pelos direitos dos portugueses que vivem no estrangeiro. Candidatos que colocam a defesa dos interesses e aspirações das comunidades como seu único objectivo.

As listas da CDU agora entregues, pela sua composição, dão a garantia de que os problemas com que as comunidades se debatem terão na Assembleia da República quem intransigentemente se bata pela sua resolução – os problemas do ensino de português; da expansão da rede consular aproximando-a das comunidades; dos apoios aos crescentes casos de pobreza que assolam vários compatriotas; da capacitação dos serviços consulares, em meios humanos e técnicos, para responder aos problemas; dos trabalhadores consulares para os quais tardam medidas que respondam aos seus problemas sócio-profissionais; da dignificação do Conselho das Comunidades Portuguesas garantindo-lhe a necessária autonomia para cumprir o seu papel - entre tantos outros.

As comunidades portuguesas podem contar, hoje como sempre, com a CDU!

Composição das Listas:

Lista da CDU no Circulo Eleitoral da Europa

Candidatos efectivos

Rita Rato, 36 anos. Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Deputada à Assembleia da República desde 2009.

Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Enquanto deputada, teve intervenção sobre questões das migrações, designadamente sobre trabalho, pensões e novas gerações de emigrantes.

Militante do PCP

Sebastião Viola, 41 anos. Médico psiquiatra e psicanalista em Cardiff, Reino Unido.

Foi eleito na Assembleia Municipal de Silves.

Responsável pela Organização do PCP no Reino Unido.

Candidatos Suplentes

Domingos Pereira, 48 anos. Motorista de pesados. Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública em Zurique, Suíça. Dirigente do Centro Lusitano de Zurique. Membro da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Zurique.

Membro do Conselho das Comunidades Portuguesas.

Responsável pelo Núcleo do PCP de Zurique. Membro do Organismo de Direcção Nacional do PCP na Suíça.

Teresa Loureiro, 58 anos. Operária de limpeza comercial. Membro do núcleo do PCP de Düsseldorf.

Membro do Secretariado do Organismo de Direcção Nacional do PCP na Alemanha.

Mandatário da lista

Amadeu Batel, 76 anos. Professor universitário, aposentado, de Língua, Literatura e Cultura Portuguesas na Universidade de Estocolmo, Suécia. Trabalha há 47 anos no movimento associativo,

federativo e intercomunitário. Desempenhou vários cargos directivos no Lusitânia - Associação

Portuguesa de Estocolmo. Foi Presidente, de 1987 a Abril de 2019, da Federação das Associações Portuguesas da Suécia.

Vice-Presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas.

Membro da organização do PCP na Suécia.

Lista da CDU no Circulo Eleitoral de Fora da Europa

Candidatos efectivos

Dulce Maria Kurtenbach, 72 anos. Professora de inglês. Reformada. Desempenhou cargos de direcção na área da Medicina Física e Reabilitação. Foi Assistente Clínica no Hospital Conde

de São Januário, em Macau, de 1996 a 2000.

Foi professora de Inglês na Universidade de Zhoukou, região de Henan, na China, até 2018.
Militante do PCP

Ludgero Escoval, 68 anos. Decano da Faculdade de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Gregório Semedo, em Luanda, Angola.

Coordenador de Cursos de Mestrado. Director da Biblioteca Gregório Semedo.

Presidente da Associação 25 de Abril em Luanda.

Candidatos Suplentes

António Alberto Ramos, 65 anos. Actualmente é Professor do Ensino Secundário.

Investigador de História local, com vários livros publicados. Professor voluntário na Escola do Desportivo da Cova da Piedade, de apoio a adultos.

Militante do PCP

Maria Cecília Elói, 68 anos. Gerente Comercial.

Dirigente da Associação 25 de Abril em Luanda - Angola.

Mandatário da lista

Ildefonso Garcia, 77 anos. Engenheiro Civil. Membro do Conselho Consultivo do Consulado de São Paulo-Brasil. Membro do Conselho das Comunidades Luso Brasileiras e Presidente do Centro Cultural 25 Abril em São Paulo.

Militante do PCP.

16 Agosto 2019